Powered By Blogger

sexta-feira, 6 de maio de 2011

A EDUCAÇÃO TRANSFORMA OU REPRODUZ A SOCIEDADE?


Essa é uma pergunta bastante comum entre aqueles que estudam a Educação, mas que não tem uma resposta bastante simples do ponto de vista teórico, todavia essa resposta é a busca da quase perfeição em educação.
A Educação reproduz a sociedade, uma vez que essa sociedade se serve da Educação. Ao se servir da Educação como uma ferramenta, a sociedade coloca seus valores, suas crenças, suas virtudes e seus demônios no bojo da Educação doando a ela suas características mais íntimas.
Na verdade, quando falamos em Educação, logo lembramos da Escola como centro formador e educador. Mas isso não é verdade, pois não é apenas da escola o papel de educar já que, se assim o fosse, teríamos uma sociedade bastante normalizada em princípios, valores e conceitos e isso seria terrível. Ainda bem que a família, a igreja e a mídia igualmente são responsáveis pela Educação e elas desempenham papéis de suma importância nessa doação de características, valores e princípios, justamente o que produz a interdependência entre os indivíduos.
A família, unidade primeira de formação do indivíduo, é responsável por doar ao indivíduo características e valores que esse carregará até o final de seus dias. Ela, a família, ao transmitir seus princípios ao indivíduo transforma-o e esse segundo, sendo parte da sociedade, a transformará. Conforme os valores, princípios e características das famílias vão se modificando, os indivíduos seguem a mudança e a sociedade é gradativa e constantemente transformada.
O mesmo ocorre com a igreja, que educa o espírito. Ela educa o indivíduo dentro de sua doutrina, respeitando seus dogmas e suas crenças embutindo nele elementos que serão confrontados e derramados na sociedade igualmente transformando-a. O modo de agir, entender o oculto, perceber e interagir com o meio, fará o indivíduo transformar a sociedade, o mesmo ocorrendo com a mídia, suas propagandas, suas notícias, seus editais e seus valores. Tudo isso faz parte da educação do indivíduo.
Contudo, a escola é o aparelho social, segundo Emily Durkein, que molda o indivíduo para servir a sociedade, ou seja, a sociedade tem na escola uma ferramenta poderosíssima de normalização dos indivíduos. É da escola que se cobra providências quando o assunto é Educação.
Assim, a escola trabalha nos anseios e desejos da sociedade, incorpora esses desejos e anseios, modifica-se e prepara o indivíduo conforme a sociedade deseja. Ao incorporar os valores da sociedade, a escola se modifica transformando o seu modo de educar. A sociedade participativa penetra na escola, deposita lá o que deseja, transforma a escola e colhe dela o que lá deixou. Por isso a Educação escolar é reflexo da sociedade, pois lá está o que a sociedade deixou e de lá sai exatamente o que a sociedade quer. Para provar isso, basta que a escola tome uma medida, por mais nobre que seja, que contrarie os interesses da sociedade local para ver o que acontece. A sociedade incomodada com a medida, procurará a escola para esclarecimentos.
Todavia, apesar da Educação ser reflexo da sociedade, não podemos deixar de dizer que a Educação transforma essa sociedade, mas transforma somente até o limite de tolerância da sociedade. Tanto isso é verdade que temos uma sociedade bem diferente hoje do que tínhamos há 50 ou 100 anos. A escola modificou-se também. Nesse período, podemos observar mudanças significativas em ambas, tanto no âmbito dos valores quanto no âmbito estrutural.
Há 100 anos o conceito de família era pai, mãe e filhos. O pai trabalhava fora, a mãe em casa e os filhos deveriam ser tementes aos pais. Todos faziam as refeições juntos nos horário e havia respeito à hierarquia. Mulheres não tinham direito à Educação formal. Nessa época, a escola seguia esse padrão de comportamento com a figura do professor no papel de detentor do direito e do saber, os alunos tementes a esse professor obedecia-lhe todas as ordens e tudo era feito dentro de um cronograma com filas bem organizadas, todos lanchando juntos e sentados á mesa, com inspetores circundando-os como águias, pois esse era o modelo que a sociedade cobrava. Sem falar que os pais recomendavam aos professores que batessem em seus filhos caso fossem desobedientes em sinal claro de reflexo da sociedade dentro do ato de educar.
Já há 50 anos, a mulher começou a se emancipar, os filhos deram pontas de se rebelar contra os pais e contra o sistema político e a repressão estava nas ruas. A escola acompanhou essa tendência.
Hoje, as famílias são as mais diversificadas possíveis, os valores estão invertidos, a tecnologia entrou avassaladoramente na escola que tem que se modificar para poder acompanhar tudo isso. O reflexo é professores fragilizados, alunos imperando no âmbito escolar, e uma desordem de tal magnitude que ninguém mais sabe o que é certo e o que é errado, o que é coerente e o que é incoerente e não há mais qualquer padrão regulador.
Contudo, em se organizando, ao absorver os contratempos e as mudanças da sociedade, a escola tem sim um papel transformador. Ela pode e deve ser o catalizador dessas mudanças. A educação escolar tem papel fundamental nesse processo de transformação social, pois ela tem o poder institucional como aliado e ainda tem o respeito da sociedade. Assim, cabe à escola refletir a sociedade, porém apoderando-se das informações captadas e transforma-las em bases sólidas onde a própria sociedade possa continuar mudando e evoluindo tendo a Educação não somente como ferramenta, mas como companheira de mudanças e reflexões.

José Marcelo Pavanelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário